Palestra aborda reúso de água de tingimento

Data: 26/10/2010

Abrindo a 20a semana de Engenharia Têxtil da FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), amanhã, em São Bernardo (SP), será realizada a palestra sobre reúso de água no processo de tingimento do algodão com corantes reativos, apresentada por duas ex-alunas do curso, Tatiana Rinaldi Spina e Leydeane Teixeira. O tema foi tratado no trabalho de conclusão de curso das engenheiras no semestre passado. Após testes realizados em laboratório, o estudo concluiu ser possível reutilizar 30% da água de enxágüe dos banhos de tingimento com corante reativo.



"Na palestra, falaremos da importância da água para o planeta e de como ela está escassa, abordando o tema na indústria têxtil, porque ela é a segunda maior consumidora de água do planeta", afirma Tatiana. Segundo a engenheira, o processo de reúso proposto é, na verdade, a reciclagem da água. "Nosso projeto consiste na reutilização da água diretamente após o uso no processo, sem passar por tratamento e sem ser descartada no meio ambiente", explica Tatiana.



O teste realizado em laboratório analisou três amostras de tingimento, nos tons claro, médio e escuro e o resultado constatou que não houve alteração de cor nas três situações e que 30% de água pode ser economizada, caso o protótipo seja aplicado em grande escala, como numa indústria têxtil.